“Okoshiyasu” Bem-vindo ao nosso site! 

Venha conhecer aqui o "AYANO - Tsumami Kanzashi"!

 


No "Okoshiyasu", você encontrará tudo sobre o que anda fazendo a "cabeça das japonesas". Confira, mais sobre o enfeite!

 “AYANO”  TSUMAMI KANZASHI (História)

Conheça aqui, a "AYANO" e seu famoso "Tsumami Kanzashi". Usando retalhos de seda (dos kimonos), tudo é feito a mão pela própria Ayano. Bonitos e delicados, o "Tsumami Kanzashi" anda enfeitando a cabeça das japonesas.

   "O meu encontro com o "Tsumami Kanzashi" se deu quando folheava uma revista no cabeleireiro que frequentava. Naquela época, ainda estudante, sonhava em estudar fora do país. Mas a falta de conhecimento das tradições e da cultura de meu país me perturbava. E foi numa de minhas idas ao cabelereiro, à espera de ser atendida e folheando uma revista é que me deparei com o "Tsumami Kanzashi". Sua beleza delicada e expressiva me conquistou.

   Desde então, empenhei-me a conhecer mais sobre a peça. O meu pouco conhecimento de artes manuais adquiridos na escola, ajudaram me nos cursos que passei a frequentar.


Sobre ”TSUMAMI KANZASHI”

A arte do "Tsumami Kanzashi" é original da era Edo (1818~...) e, na época já era usado retalhos de seda, moldados em forma de "um belisco". Em japonês é "Tsumamu" significa, beliscar, por conseguinte, "Tsumami", significa, "belisco".

  Ao combinar os retalhos coloridos, e com o auxílio de uma pinça, AYANO prende as extremidades dando-lhes a forma de uma pétala, assemelhando-a a um belisco.

  O "Tsumami Kanzashi" foi considerado Patrimônio Cultural do Japão e está registrado no livro "Dentou Kohgei", em Tóquio. Em eventos tradicionais, o Kanzashi é o complemento daquelas que vestem o quimono, como se vê nas cerimônias de casamento; no "Seijin.shiki", dia em que se comemora a Maioridade no país; e no "Shichi-Go-San", comemorado para as crianças que atingem as idades de 7, 5 e 3.


  Além dos eventos tradicionais, o adorno é visto nos penteados característicos das maikos (aprendizes de gueisha). E, mais recente, em baladas e nos exóticos cabelos das fãs do "cosplay" e festejos da moda.

  Atualmente, Ayano tem se dedicado à criação de um modelo de kanzashi que possa ser usado no dia a dia, e não somente em eventos especiais. Para tal, ela combina diversos tipos de etampa. Feito sempre a mão, um só "Kanzashi" leva no mínimo 3 dias para ser confeccionado.


*Cuidados: Manuseá-lo com delicadeza e vitar guardá-lo em lugares úmidos; molhá-lo; e expô-lo ao sol por muito tempo. Não pode ser lavado.


Aos interessados em adquirir o "Tsumami Kanzashi", escreva para um dos endereços abaixo:

E-mail: boavista-rr@ch.em-net.ne.jp

http://www.belaroraima.com

AYANO!

Muito obrigada por acessar o nosso site.